Gente, agora o Grupo Arauto tem uma composteira. Não sabe o que é? Uma estrutura muito simples, que pode ser feita em qualquer casa, para armazenar e decompor o lixo orgânico. Agora, erva usada no chimarrão, casca e caroço de fruta e verdura têm destino.
É fácil fácil de montar! O coordenador do Departamento do Meio Ambiente, Ricardo Konzen, e o técnico agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jéferson Klunk, nos auxiliaram na tarde de hoje e em cinco minutos, foi feita a transformação. Foi colocado jornal no chão e feito um caracol (ou espiral, como preferir) usando tijolos, aqueles mesmo que sobraram da construção. No fundo vai palha, onde será depositado o material orgânico. Na saída do caracol, ainda são colocadas umas plantinhas num recipiente com água. Os aguapés garantem umidade à estrutura. Depois de colocar o material orgânico é bom cobrir com palha, para evitar cheiro e insetos. E assim, camada por camada, o adubo orgânico vai se formando.
Gostaram? O tamanho da composteira pode variar, claro, de acordo com o volume de resíduo que você tem em casa. Para o nosso uso aqui no jornal, que é basicamente erva e casca de fruta, tá mais do que bom. E dá pra colocar vasinhos de flores sobre os tijolos, para tornar a estrutura bonitinha também no quintal.
Por Carolina Almeida e fotos da Ana Luiza Rabuske
Nenhum comentário:
Postar um comentário