20 de jan. de 2012

Nos bastidores da reportagem


No dia 6 de janeiro, o Jornal Arauto publicou uma reportagem sobre o ex-goleiro vera-cruzense César Thiel, que mora há 18 anos na Alemanha. Thiel esteve na cidade natal para as fetividades de fim de ano e trouxe a família: a esposa alemã, Ulrike e os filhos Luana, de três anos, e Carlos, de nove. Com exceção de César, o único que fala português é o filho Carlos. Porém, todos da família sabem cantar a música mais famosa do momento: "Ai, se eu te pego". 

Numa conversa informal com César, indaguei sobre o time de coração aqui no Brasil. "Sou gremista", respondeu rápido. O ex-goleiro estava acompanhado do filho e logo presumi que o guri germano-brasileiro acompanharia o pai na escolha do time gaúcho. Mas, quando a pergunta foi dirigida a ele, minha conclusão foi derrubada. "Inter, Inter!", exclamou o pequeno, com forte sotaque alemão. 

Comentei com César que a mais nova contratação do colorado se parecia com o cantor da moda, Michel Teló. Antes que o pai esboçasse um comentário, o filho já puxou o refrão: "Ai, se eu te pego, ai, ai...". César garantiu que a filha e a esposa também já foram "infectadas" pelo sucesso e cantam toda a letra em português.

Além da música, Carlos também é fissurado pelo churrasco gaúcho. Pelo menos uma vez por mês, pede que o pai lhe leve a uma churrascaria na Alemanha. Para isso, eles percorrem cerca de 200 quilômetros. "Mas não é a mesma coisa. O churasco feito aqui é muito melhor", diz o pai, que tem a confirmação imediata do filho.

Outra curiosidade dessa reportagem foi uma revelação inusitada do protagonista. "O pessoal lá na Alemanha é apaixonado pelo chinelo Havaianas." Antes de retornar à Europa, César comprou algumas dezenas de pares do chinelo, atendendo diversas encomendas de amigos alemães.

Por Urgel Souza




Um comentário:

  1. Essa parte do Carlos cantando e dançando Michel Teló, com um sotaque alemão, eu vi de perto diversas vezes na piscina do Clube e me matei de rir. Hehehe...

    ResponderExcluir