31 de out. de 2013

Há 1 ano na família Arauto


Na última terça-feira, dia 29, completou um ano que a Camila Witt começou a fazer parte da família Arauto. O que isso significa em uma palavra? TORTA!
A Witt, como chamamos por aqui, nos surpreendeu com generosos pedaços de torta de bolacha, pasteizinhos e refrigerante. A semana começou muito saborosa aqui no grupo.
E como lembrou a Néia, dia 29 o Jornal Arauto comemorou os 25 anos da mudança para o prédio próprio.

25 de out. de 2013

Semana de taaaantas emoções


Não sei nem por onde começar a descrever essa semana, de tão cheia e desafiadora que foi. Outubro de 2013, seu querido, você entra para a história. Pelo menos para a minha história. Ter podido participar integralmente da Feira do Livro, não apenas como jornalista na cobertura do evento, mas como Patronesse desta 17ª edição, foi algo muito realizador. Planejar o nosso estande e valorizar o tempo do Epa, ver a curiosidade das crianças com os objetos antigos à mostra - e uns nem tão antigos, como a máquina de escrever, usada até "ontem" pela gente da minha geração, ser chamada de profe e tia pelos alunos, contemplar a diversão daqueles que se caracterizavam com as roupas antigas para fazer fotos no nosso cenário; passar da condição de entrevistadora para entrevistada, conduzir painel, dar discursos, receber abraços, demonstrações de carinho. Até dedicatória em livro - ainda que eu não tenha um meu.
E também foi momento de me enxergar nessa garotada que descobre o fascínio que o livro pode causar. Desde os pequenos das creches, que ainda nem sabem ler e que são cativados pelas contadoras de histórias. Deu tempo para brincar também, ao pedalar na Escolinha de Trânsito. Só tenho a agradecer a parceria dos colegados do ARAUTO, que se empenharam em fazer o nosso Epa acontecer, à Secretaria de Cultura, pela oportunidade ímpar que me foi dada, e pelos tantos amigos e estudantes que prestigiaram a feira e transmitiram tamanho carinho a mim e ao evento literário.
Passados os três dias de Feira do Livro, eis que vem um novo desafio aqui na Redação. Após 12 anos de trabalho no setor, eu parto para um novo departamento criado e que será moldado por mim! Passo de editora do jornal para editora de Cadernos e Produtos Especiais, mais uma aposta do Nosso Jornal para produzir conteúdos diferenciados ao nosso leitor. Claaaaaaaro que meus olhos encheram d'água ao deixar a sala e o convívio com as gurias, ainda que minhas novas instalações sejam a dois passos da Redação. Mas é uma rotina que muda e um desafio novo abraçado. Eita semaninha cheia essa... E  que nos reserva a próxima?

Por Carolina Almeida  

Feliz responsabilidade

A quinta-feira, 24 de outubro, começou um tantinho diferente no "subsolo" do Nosso Jornal. Na verdade, tudo começou ainda no final da tarde do dia anterior, quando uma reunião apresentou novidades para a Redação. Agora o Arauto tem duas editoras. A Carolina, para nós a Néia, depois de 12 anos se mudou, mas somente para a sala ao lado. De editora do Jornal, ganhou sala exclusiva para assumir um novo departamento, o de Cadernos e Produtos Especiais. E com o status de uma feliz responsabilidade fui promovida a editora do Jornal, onde sigo ao lado das talentosas jornalistas Ana e Aline. E como gostamos muito de celebrar, o dia não poderia terminar diferente. Regado a cuca e chimas, uma confraternização rolou pela esquina das editorias. Feito o registro, resta desejar que muitas ideias e boas notícias brilhem sempre para todos nós!

Jaque e Néia na finaleira da comemoração

Por Jaqueline Gomes

23 de out. de 2013

De Néni pra Titio em uma Feira do Livro

Alan com os pequenos perguntadores
Frequentei pelo menos um pouco de cada dia dos três de feira. Comecei no domingo de manhã, onde apesar do pouco movimento – devido à feira ainda não ter sido oficialmente aberta – tive a oportunidade de tirar algumas fotos e de certa forma estrear o estande do jornal. Logo de cara tirei fotos com o primeiro jornalista e um dos fundadores do Vera-Cruzense, ou seja, comecei com chave de ouro.

Na segunda já fiquei mais tempo, e brinquei com as pessoas que passavam fazendo as perguntinhas do TL e dando os brindes junto com a Eliz, também ajudei a Néia no estande do jornal e no final do dia ainda sobrou um tempinho pra mim “brincar de fotógrafo” rs. Me deixaram pegar a câmera e, bom, o resultado foi de algumas fotos ruins.

E hoje, sem dúvidas o dia mais agitado. Tantas crianças passaram pra tirar fotos no estande e mais ainda para responder as minhas “perguntinhas” e levar os brindes do TL pra casa. Tomei um cansaço, mas um cansaço bom, pedi até pra tirar foto com uma turminha, e na saída deles, ganhei abraços (e puxões de orelha, mas isso são casos a parte ;) ). Em meio a esse turbilhão de crianças a forma de me mencionar variou de “moço, é aqui que tira foto?” à “vamos lá no tio ganhar as canetas”. De moço a tio em menos de uma tarde.

Eliz, Alan e Néia prontos pra fazer o circuito de trânsito
E depois de essas insaciáveis criaturinhas sedentas por perguntas e mais perguntas voltarem pras escolas, sobrou um tempinho pra fazer o circuito de trânsito de bicicleta com a Néia e a Eliz e bancar o fotógrafo mais um pouquinho. Assim terminou a feira do livro pra mim, levemente cansado, com muitas fotos, alegre e titio =D.

Por Alan Barboza

22 de out. de 2013

Uma visita especial, uma visita do Tempo do Epa

Néia, Sergio, Álvaro, Eliz, Alan e Ana Luiza registrando
Sergio Jost e Álvaro Werner
Domingo de manhã o movimento da Feira do Livro era escasso, as poucas pessoas que passavam pelo estande do Jornal Arauto apenas observavam, algumas cumprimentavam a nossa patronesse (ou melhor, da Feira) mas não interagiam muito. 
O Álvaro Werner apareceu no estande, é impossível, principalmente pra ele, não lembrar os primeiros anos do Nosso Jornal estando no cantinho do jornal na Feira.
De longe alguém ergueu o braço e abriu um sorriso: era o Sergio Jost. Para quem não conhece, o Sergio foi o primeiro jornalista do Jornal Arauto.  
Logo o Sergio se aproximou, dividiu histórias com seu Álvaro, comentou sobre seu trabalho atual e o clima do Epa estava completo. Naquela manhã de domingo, naquele estande, era possível ver o passado e o presente do Arauto. E que é impossível tirar o sobrenome Arauto, mesmo estando longe da família a tanto tempo.


Elizandra Ferreira

18 de out. de 2013

Não basta ser patronese, tem que participar!

Néia dentro da Fiorino
No próximo domingo, dia 22, começa Feira do Livro. E o Grupo Arauto tem a honra de ter "em casa" a patronese da Feira deste ano, a Carolina Almeida, ou melhor, a Néia - como já contamos por aqui. Deste o convite feito a Néia já comentava que queria levar, de alguma forma, a sua coluna Tempo do Epa para dentro do evento. Hoje o dia foi de bastante trabalho, já que faltam dois dias para o evento. 
A nossa patronese vai levar o Tempo do Epa para dentro do Clube Vera. Para isso ela teve que por a mão na massa, desde a confecção das cortinas e até aquela mãozinha na hora de carregar os móveís que vão compor o cenário do Epa.
Docinho que a Néia deu aos colegas do Arauto
Fica aqui o convite para você prestigiar a Feira do Livro de Vera Cruz, que acontece de domingo a terça-feira. Passe no estande do Jornal Arauto e reviva o Tempo do Epa, preparamos um cenário bem legal, queremos ver você interagindo, as fotos ficam por nossa conta. Mas agora se você quer ver a nossa patronese bem feliz, é só levar uma foto antiga que ela vai adorar e você vai estar concorrendo a brindes.

16 de out. de 2013

Gosta da Arauto FM? E gosta de festa boa?

Na última segunda-feira aconteceu a divulgação da festa de 2 anos da Arauto FM.
2 anos de uma história de sucesso, 2 anos ao lado do ouvinte.
A comemoração será no dia 15 de novembro no Ginásio Poliesportivo do Parque de Eventos em Vera Cruz, a partir das 3 da tarde. Nos moldes da festança do ano passado.
Para comemorar com a Arauto trará 8 bandas, isso mesmo, são 8 das maiores bandas do estado e mais duas duplas, quer mais uma boa notícia? A entrada será novamente livre, mas se você quiser poderá contribuir com o valor que puder e assim ajudará a uma entidade assistencial, cada real doado valerá um cupom para concorrer a muitos prêmios durante a festa.
Animando a festa estará a Banda Porto do Som, Rogério Magrão e Banda, Banda Passarela
Banda Magia, Grupo Festerê, Banda Sétimo Sentido, Banda Scala, Banda Arte Livre a dupla Moisés e Luiz Henrique e Dodô e Fábio Lemos.
Esperamos você!

11 de out. de 2013

Todo mundo já foi criança...

O clima de Dia das Crianças nos contagiou. 
Por isso um pedido cantado foi feito:
"Quem quer brincar de mandar foto quando era criança bota o dedo a-qui.
Senão o abacaxi já vai fechar, não adianta nem cho-cho-rar."


7 de out. de 2013

Uma doce pressão psicológica

Eu explico: Pressionamos o Néni do Arauto, pedimos que ele trouxesse uma torta pra comemorar a contratação dele, indicamos que essa era uma tradição do grupo, de fato é. Tudo aqui é celebrado com comes deliciosos. Após a insistência o Alan trouxe a torta, muito boa por sinal. Ele lembrou de passar na padaria e nós ficamos mais doces e felizes, começamos a semana muito bem. 
Ah, o Alan até fez chimarrão, tá aí outra coisa que ele aprendeu aqui no Arauto, quem ensinou ele a fazer chimarrão, logo na primeira semana foi a Camila Roos.


A torta ficou tão grande na foto que parece montagem

Por Elizandra Ferreira

4 de out. de 2013

Um presente, por estar sempre presente

A Aline Silva é responsável pela parte esportiva do jornal, claro que as meninas da redação sempre ajudam quando é preciso. Mas quando é hora de descobrir onde e quando tem algum evento na área é Aline que fica no pé do pessoal. Por ter feito muitos registros nas partidas do Unidos de Vera Cruz ela ganhou uma camiseta da equipe, agora ela pode entrar pro time, claro que simbolicamente, afinal o forte da Aline é registrar, agora entrar em campo... digamos que por enquanto não.


Aline com seu presente
Lucas Patrick trouxe o mimo
Por Elizandra Ferreira

3 de out. de 2013

Uma torta recheada de carinho

Hoje, fomos agraciados com um presente doce e cheio de significado. Uma entrega espontânea, como forma de agradecimento. Sabe, aqueles presentes que chegam quando a gente menos espera? Pois é. Foi assim. Uma torta foi entregue em nossa recepção, com um bilhete - ARAUTO. Ao abrirmos o bilhete, uma bonita mensagem de agradecimento. A Solange Walter, homenageada por seu trabalho voluntário, de entrega ao próximo, agraciada no último final de semana com o Troféu ARAUTO, desta vez nos agraciou. Ficamos contente com o presente, mas o que mais nos comoveu foram as palavras. Não tem o que nos agradecer. Parabéns, mais uma vez, por seu trabalho! E temos a certeza que o recheio desta torta se chama 'CARINHO'. 

Obrigada, Equipe ARAUTO.

1 de out. de 2013

Que tal começar o mês espantando a preguiça?

Com esse céu de brigadeiro e os raios de sol brilhando, a galera não teve desculpa e entrou no ritmo de ginástica. Aliás, todo início de mês é assim por aqui. Quando o Thiago vem descendo as escadas e chamando o pessoal, todos já sabem que o convite é para e hora de esticar e também relaxar o esqueleto.
A ginástica de hoje aconteceu na parte externa do Grupo Arauto, teve música e terminou com um abraço e desejos de uma boa semana. Começamos a semana com sol e trocando boas energias.
Por aqui a ginástica laboral é sempre bem-vinda pra espantar a tensão, afinal, não é só de exercitar a mente que a gente precisa, não é mesmo!? E se vale uma dica, que tal saudar a primavera recém chegada com um ritmo de vida mais saudável? A turma aqui aderiu e tem gente indo além desses minutinhos no início do mês. Vale caminhada, pilates, yoga, academia, faz bem pro corpo e pra mente e como o Thiago Bervig sempre diz: é um investimento no nosso futuro.























Por Jaqueline Gomes

Alan: o néni do Arauto


O mais novo funcionário, mas é novo mesmo.
É daquela geração que sabe tudo de computador, pra não exagerar e dizer que nasceu dentro de um. Como falamos por aqui, ele também é um prodígio, pois teve muita facilidade de se adaptar e aprender as tarefas do jornal. Não poderíamos perder a oportunidade de encher ele de perguntas, mas isso é só pra que você conheça ele melhor, não pra que ele fique vermelho de vergonha, imagina (:

Nome completo até o da Silva:
Alan Barboza da Silva 
Apelido: 
Eu não tenho 
O que gosta de fazer nas horas vagas? 
Ler, assistir filmes e/ou qualquer coisa que ocupe meu tempo e proporcione prazer.
O que mais odeia fazer?
Ficar sem ter o que fazer.
Cor favorita?
Preto e azul.
Como tá o coração?
Tranquilo.
Como veio parar na criação?
Há um bom tempo tenho interesse em participar de alguma forma do jornal e, após o projeto Em Pauta do caderno Tá Ligado, realizado na E.E.E.M. Vera Cruz, mandei meu currículo, pois durante o nosso "tour" pela sede do Grupo Arauto foi mencionada a vaga. Conhecer a Eliz e alguns outros membros foi um dos fatores de que me influenciaram na decisão de mandar o currículo, e bom, a partir daí a história fica a critério da "chefia" =D
Tá gostando?
Muito, tô fazendo o que gosto e aprendendo bastante.
Já sabe o nome de todo mundo?
Tô treinando setor por setor, uma hora eu decoro.
Como é ser o néni do Arauto?
Me sinto o máximo sendo o mais novo no meio de tanta gente boa.
Quando vai pagar a torta?
Assim que eu lembrar de passar em uma padaria =D

_
Pra entrevista acabar bem, como lembrou a Miriam, ele tem o privilégio de ter uma música com o seu nome. Em outras palavras, adoramos cantá-la e deixar ele ficar vermelho. Já que o Alan disse que a partir de 3 meses isso pode ser considero bullying. Pensamos em encher a paciência dele por 89 dias, paramos um dia, e depois voltamos a incomodar, é nosso jeito de demonstrar carinho.



Por Elizandra Ferreira, Camila Roos e Aline Silva