14 de nov. de 2013

Estreia (de barco) na enchente

Esta semana foi de muitas sensações. Desde domingo a Redação do Nosso Jornal se desdobra para cobrir situações tristes, principalmente no interior, por causa dos temporais.
Primeiro foi o granizo, no final da tarde de domingo. Pelo menos 500 lavouras em Vera Cruz e Vale do Sol foram praticamente destruídas. Como olhar para esses agricultores sem sentir pelo menos um pouco da sua dor, da sua tristeza? Muitas vezes disse pra mim mesma que não queria ter que registrar tudo isso nas páginas do jornal.
Depois, veio a chuva forte até o amanhecer de terça-feira. Se a chuva já deixava estragos nas estradas, bueiros e pontes, a enchente que subiu até quarta-feira ilhou moradores. Depois de percorrer de carro os locais mais atingidos, até onde a água permitia chegar, foi a vez da minha estreia de barco na enchente. Foi uma mistura de sensações. Primeiro, o medo de enfrentar a água. Depois, a alegria de ver a solidariedade acontecer. Acompanhei de barco e de trator um resgate na enchente. O aposentado Renato Blank, em tratamento de quimioterapia, precisou ser retirado da Prainha, na Coxilha Mandelli.
A equipe dos Bombeiros mobilizou voluntários para tornar a operação possível. O vera-cruzense Aloísio Kessler deixou de lado o trabalho para ir com o seu barco auxiliar no resgate. Já em Mato Alto havia água na estrada, não o suficiente para o barco, mas também não permitia a passagem do carro com o reboque do barco. Ali o agricultor Ronaldo Voese deixou suas atividades e se uniu ao resgate, puxando, de trator, o barco. Assim, na manhã de quarta-feira, seu Renato Blank deixou sua casa alagada para receber ajuda de amigos desconhecidos.
Já em terra seca, a operação de resgate terminou no carro do Nosso Jornal. Eu e a Ana Luiza levamos o resgatado da enchente até o bairro Cipriano, onde amigos o acolheram até a água da enchente retroceder. Apesar dos prejuízos que levaram Vera Cruz a decretar situação de emergência, pelo menos essa história teve final feliz.

Por Jaqueline Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário